Bandeirantes inicia também a Campanha de vacinação contra o Sarampo

  • 12/02/2020
  • 0 Comentário(s)

Bandeirantes inicia também a Campanha de vacinação contra o Sarampo

 A enfermeira e coordenadora do Setor de Imunização do município Carla Caroline Zanatta, participou do Informativo 4.3.3 desta quarta-feira repassando aos ouvintes mais informações sobre esta campanha que vai até o dia 13 de março com o dia “D” marcado para este sábado (152) nas Unidades Básicas de Saúde das 09hrs às 16Hrs.

A Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. O dia D de mobilização nacional será neste sábado (15), e a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado.

Diferente da campanha nacional, que preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 49 anos, o Paraná vai vacinar todas as pessoas de cinco até 59 anos. O público-alvo do Estado são as pessoas de 20 a 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença. A estimativa é vacinar cerca de 600 mil pessoas nessa faixa etária.

O Paraná recebeu mais de 1,245 milhão de doses da vacina e, se for necessário, já existem doses adicionais previstas pelo Ministério. “O Ministério da Saúde disponibiliza as doses ao Estado, que distribui para as 22 Regionais de Saúde, que por sua vez repassa aos 399 municípios”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria, Vera Rita da Maia.

Os caminhões que fazem a distribuição das doses pelo Estado já fizeram o itinerário com as vacinas. Segundo a diretora do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), Margely de Souza Nunes, o abastecimento dos insumos já está garantido e ainda há estoque reserva. “Os caminhões refrigerados já entregaram as doses das vacinas para as Regionais. Todos os municípios já foram abastecidos para a campanha contra o sarampo, mas caso seja necessário o Cemepar possui estoque para enviar mais doses e atender as demandas”.

CAMPANHA NO PARANÁ – No Estado a campanha contempla as pessoas de cinco até 59 anos. Para as faixas etárias de cinco até 19 anos e as de 30 até 59 anos a vacinação é seletiva. “Esse grupo deve comparecer à Unidade Básica de Saúde levando o comprovante vacinal. Só vai receber a vacina a pessoa que não tem o registro vacinal ou está com o esquema vacinal incompleto”, orientou Vera Rita da Maia.

Já para o público de 20 a 29 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todas as pessoas nessa faixa etária devem procurar as unidades no período da campanha

Ouça a entrevista no link abaixo

Clique aqui e ouça


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. So Pra Castigar

Wesley Safadao

top2
2. Atrasadinha

Felipe Araujo e Ferrugem

top3
3. Quem Pegou Pegou

Henrique e Juliana

top4
4. Vida que Segue

Juliana Valiati

top5
5. Sofazinho

Luan Santana e Jorge e Mateus

Anunciantes